Nosso Blog pretende mostrar um pouquinho do mundo e das obras da escritora contemporânea Ângela Lago, tendo em vista seu trabalho ímpar na produção de textos infantis.

terça-feira, 11 de dezembro de 2007

Análise de 4 obras da autora feita pelas alunas do 4º semestre de Pedagogia da Uniso

          1. A Casa do Bode e da Onça, 2005.



          Este livro conta a história do bode e da onça que sem perceberem construíram uma mesma casa. Como não tinham outra opção, resolveram morar juntos. Porém, um queria se livrar do outro e começaram a armar planos para ficarem sozinhos na casa.


          Em relação à ilustração , há traçados simples, não muito definidos e com riscos imcompletos como se tivesse sido feito por uma criança. Ela não possui papel fundamental para a compreensão. Um fato importante a ser destacado é que a autora escutou esta história quando criança lendo posteriormente diversas variantes.








          2. O bicho folharal, 2005.




          O livro conta a história de um macaco que para matar a sua sede se disfarça como um animal diferente chamado bicho folharal engana a onça que não o deixava beber a água do rio.



          As figuras ilustradas retratam animais bem coloridos, lembrando desenhos criados por crianças. Um aspecto interessante é que as personagens não são contextualizadas em uma paísagem especifica, o que estimula a imaginação dos leitores. As páginas do livro brincam com as cores, ao alternar o vermelho e verde.


          O texto estrutura-se através do discurso direto (diálogo das personagens) e pelo discurso indireto(narrativa). A história identifica-se muito com uma fábula, observa-se isto pelas personagens "animais" que se encontram,como a onça e o macaco, e principalmente pelo seu final explicitar que um dos animais sempre sai bem em relação ao outro.Entretanto há uma diferença das fábulas tradicionais, a autora não se preocupa em moralizar a história.



          3. Sete histórias para sacudir o esqueleto, 2007.



          O livro " Sete histórias para sacudir o esqueleto" é composto por diferentes contos relatados por pessoas mais velhas , para seus filhos e netos.


          Baseado em lendas, mistérios, supertições e assombrações no qual o humor toma conta desses textos e o leitor não se sente amedrontado.


          A autora trata das ilustrações representando-as com traços na cor prateada contrastando com as cores das páginas ( verde e preto).


          Isso permite que o leitor observe tanto os traços das ilustrações quanto os contos que envolvem brincadeiras com personagens visíveis e invisíveis.


          4. João Felizardo, o rei dos negócios; 2007.


          A obra questiona os valores atribuídos aos objetos e relativiza as relações de perda e ganho. Foi publicado originalmente no México e reescrito em várias versões. Nesta, Ângela Lago como com João Felizardo que recebera uma moeda de herança. Daí para frente temos as características mais acentuadas de um conto cumulativo, onde as figuras têm papel importante. Nelas percebemos as imagens como "quadros" pintados à mão nos quais são mostradas várias cenas ao mesmo tempo. As figuras estão sempre na perspectiva do alto, contudo no final a perspectiva muda ficando na lateral ficando com uma paisagem mais leve e homogênea.


          Por ser um conto popular e cumulativo apresenta estruturas textuais simples. O cuidado com a palavra e a imagem é tamanho que não infantiliza a criança.

          "NÃO CABE AOS AUTORES EXPLICAR SUAS OBRAS. ACREDITO QUE DEVERÍAMOS IMITAR AS ÁRVORES QUE OFERECEM SEUS FRUTOS SEM PREFÁCIOS OU QUALQUER CONVERSA." ÂNGELA LAGO

          7 comentários:

          Cidinha disse...

          Parabéns ao grupo pela iniciativa de apresentar aos que ainda não conhecem a obra de Ângela Lago. O blog está muito interessante!

          Cidinha.

          Unknown disse...

          Gostei muito de conhecer um pouco sobre Ângela Lago, parabéns ao grupo pelo incentivo.

          Unknown disse...

          O blog está muito bem feito, vocês estão de Parabéns!!!!
          Vai ser prazeroso ler com as crianças algumas dessas obras.


          Flávia.

          Unknown disse...

          Gostei meninas. Parabéns! Espero que seja um dos muitos outros trabalhaos de vocês.

          Simone Marques

          Unknown disse...

          Parabéns pelo trabalho. Fiquei surpreso com a qualidade e pude aprender algo sobre Ângela Lago.

          Unknown disse...

          Está muito legal o blog de vocês. Parabéns pelo trabalho!

          Unknown disse...

          quis sao suas principais obras